quinta-feira, 21 de junho de 2012

Coisas simples

MMDC 

Mais do que direção Segura, mais do que direção Defensiva e mais do que direção Confiável o MMDC – Motos e Motociclistas em Direção Controlada combina tudo em algumas regras simples e conselhos fáceis de lembrar. Só assim a sua vida sobre duas rodas será aproveitada em toda a sua longa extensão como forma única que é.

Andar de Moto é Real e não Virtual.

Muita gente sonha tanto em andar de moto, fantasia tanto sobre a liberdade que ela significa que e acha que quando chega às duas rodas de verdade já está pronto. Não se engane, por mais que você saiba é sempre hora de aprender.


Moto Nova, Motociclista Experiente

Ah! Moto nova, que beleza! Enfim o seu sonho virou realidade e você saiu da sua moto antiga para uma tinindo de zero. Mas atenção com os primeiros quilômetros rodados, até você entrar em sintonia com as novas reações que vai ter.

Você entende a Filosofia?

Você usa sua moto para trabalho ou para lazer? Ou para os dois casos? Não importa, no fundo, no fundo você usa moto porque faz parte de uma tribo que tem uma Filosofia muito bem definida: Liberdade em Equilíbrio.

Invisível

Você tem que se convencer de que é invisível porque para muitos motoristas dos veículos de quatro e mais rodas, você realmente o é. Isso é fácil de constatar pelo número de acidentes que ocorrem onde se ouvem declarações do tipo: “Eu não vi de repente apareceu essa moto!” Aproveite-se disso faça dessa invisibilidade a sua maior proteção a sua mais forte aliada. Preste atenção o tempo todo e nunca assuma que os outros motoristas o viram.

Inquebrável

Moto cai, risca pintura, amassa o tanque, quebra as rodas, entorta chassi e depois, quase sempre, dá pra consertar. Você por sua vez cai, raspa os cotovelos, amassa o tórax, quebra as pernas, entorta o pescoço e depois nem sempre dá para consertar. E já que esse ponto ficou bem explicado vamos ver o que fazer para minimizar os efeitos em caso de acidente. Muito bem: Capacete, Luvas, Botas, Calça e camisa de manga comprida e muita atenção são equipamentos indispensáveis.

Integrado

Você divide ruas e estradas com uma porção de outros veículos e, portanto, passa a fazer parte da “turma”. Uma turma que muitas vezes comete erros sem saber, portanto não revide, não reaja e não ameace. Enquanto você está fazendo isso o perigo aproveita para atacar. Ajude a melhorar o ambiente, faça a sua parte e contribua para a segurança de todos.

Independente

Andar de moto sem capacete é muito ruim, acreditem. O barulho, o vento, a poeira, os insetos, a chuva, o sol, tudo atrapalha. Já independente no seu mundo, dentro do capacete integral, você consegue prestar atenção na paisagem, na natureza, no barulho do seu motor, dos pneus em contato com asfalto, paralelepípedos, lama, areia e até mesmo nos sons dos outros veículos que chegam até você muito claros e ordenados. O Capacete faz parte do seu mundo, do seu prazer de andar de moto, aproveite. Olhe para cima, para os lados para dentro de você mesmo e veja o prazer se manifestar com sua força maior.

Inteligente

Ser inteligente é usar todos os sentidos da forma mais constante e perfeita possível. É ter atitude para sempre aprender algo de novo. Isso mesmo, experiência e vivência são muito importantes, mas não teriam se tornado valiosos se você não tivesse tido inteligência para processá-los. Use os seus olhos para guiar a moto, lembre-se de que ela vai onde você está olhando, portanto não se concentre no que pode dar errado, olhe sempre para a saída, para a solução. E ela, pode ter certeza, está sempre um pouco mais adiante do que 20 cm na frente da sua moto.

Intoxicado

Não vamos nem falar de bebidas alcoólicas e das mais diversas drogas que todos estamos cansados de saber do mal que fazem e do efeito negativo que provocam para quem anda de moto. Não ande de moto, nunca também, quando estiver intoxicado de cansaço, raiva, tristeza, ansiedade ou desejo de vingança. Drogas matam direta ou indiretamente, mas sempre matam.

Uma referência em Indianápolis

Depois que caiu e perdeu a prova ao errar um freada no MotoGP de Indianápolis (agosto de 2009) o Multicampeão Valentino Rossi pintou a imagem do simpático Burro do filme Shrek em seu capacete. Lembrava assim para todos e para ele mesmo da sua imprudência e do uso incorreto dos freios dianteiro e traseiro da sua moto. Com a imagem do Donkey venceu de ponta a ponta o MotoGP seguinte na Itália. Na pista em outro dia ele teve um nova oportunidade, mas nas ruas e nas estradas elas nem sempre estão lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário