quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pequena história da virago



A Virago(que significa guerreira em uma tradução livre) 250 é uma motocicleta da série Virago fabricada pela Yamaha.

História e características

Introduzida em linha de produção no final do ano de 1989, entrou no mercado e praticamente reinou durante muitos anos as cruisers até 250 cc. Em alguns países chegou a ser produzida até 2007.

Dispondo de um motor em V (V-Twin) refrigerado a ar, comando simples no cabeçote com duas válvulas por cilindro, única carburação Mikuni de 26mm, câmbio de 5 marchas e acabamento impecável, é uma motocicleta fiel ao estilo e leve, assim sendo atrativa para pilotos principiantes, inclusive mulheres. Outros pontos atrativos são seu baixo consumo e manutenção.

Com sua potência de 21,49 cv a 8000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6500 rpm, é possível viajar a uma velocidade de cruzeiro em torno de 110 km/h com alguma reserva para ultrapassagens.

No Brasil

As primeiras Virago 250 vieram mediante importação pela própria Yamaha, no ano de 1995. Devido ao sucesso de vendas, em 1997 a Yamaha decidiu nacionalizar o produto. Suas vendas foram bem até 2002, quando a Yamaha inexplicavelmente (é explicável sim, a moto praticamente não quebra, quase não vai a oficina, assim, gera menos lucro pra revenda, já que hoje a politica é vender motos de "plastico") decidiu tirar a moto de linha no Brasil.

Atualmente existem diversas fabricantes que conseguiram com a Yamaha o direito de produzir motocicletas baseando-se no projeto da Virago 250. No Brasil, a primeira dessas motocicletas a serem produzidas foi a Kasinski Fúria,



 Sundown V-Blade


 e a Kansas da Dafra.


Segundo informações divulgadas por usuários do site de relacionamentos Orkut, pelo menos mais dois modelos de motocicleta serão produzidos com base no projeto da Virago 250, sendo elas a Dafra Horizon 

e a Garini GT 250.

O grande problema é que nenhuma delas consegui chegar próximo a qualidade do projeto original.

2008 - dias atuais (V-Star 250)


Em 2008 a Yamaha decidiu substituir a Virago 250 pela V Star 250, mas o aspecto geral continua sendo similar ao da Virago 250.

Nenhum comentário:

Postar um comentário